quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Multimédia

Multimédia

Multimédia é por definição o que resulta da combinação em computador (ou controlada por ele), de vários meios num resultado que apela a um ou vários sentidos. No entanto, e nesse sentido, considerando aquilo em que se tornou um computador hoje, é evidente que é demasiado restritivo falar e limitar o conceito de multimédia apenas a vídeo, áudio ou animação (para os meios dinâmicos) ou a texto, gráficos ou fotografia. Mas, por outro lado, é demasiado abrangente…

Tipos de Media

Tipos de média quanto à sua natureza espácio-temporal:

Estáticos (discretos ou espaciais) - são constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto, modelos gráficos ou conjuntos de pixéis. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado. Para estes conteúdos, o tempo não faz parte da sua semântica, sendo a sua localização espacial o aspecto que importa considerar.

Dinâmicos (contínuos ou temporais) - incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua longo do tempo. Por outras palavras, o tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo dinâmico for modificada, o significado do conteúdo pertencente a um dos tipos de média dinâmico também se altera. Em suma o tempo faz parte da sua semântica.
Quando se apresenta uma sucessão de imagens ou de modelos gráficos no ecrã, cria-se a impressão de movimento. Por isso, também é comum identificar os tipos de média dinâmicos utilizando, respectivamente, as designações de imagens em movimento para vídeo digital e gráficos em movimento para animação.




Tipos de Media Estáticos:
* Texto
* Imagens bitmap
* Gráficos vectoriais



Tipos de Media Dinâmicos:
* Áudio Digital
* Vídeo
* Animação


Tipos de média quanto à sua origem:

Capturados - são aqueles que resultam do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, os scanners as câmaras digitais e os microfones, e de software específico. Ex: Imagens, vídeo e áudio.

Sintetizados - são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos. Ex: Texto, gráficos e animação. Contudo, na prática, este esquema encontra-se desfasado da realidade pois o áudio e a imagem podem ser sintetizados por computador com as tecnologias actuais e o texto pode ser capturado do mundo real através de dispositivos de reconhecimento óptico de caracteres (OCR).

Modos de Divulgação dos Conteúdos Multimédia:

Os modos de divulgação dos conteúdos multimédia podem ser divididos em duas partes: a divulgação online e a divulgação offline.

·
Online:

Em termos gerais quando falamos em divulgação de conteúdos online estamos a falar sobre a World Wide Web, mas este não é a única forma de o fazer. Aliás, nem é necessário estar ligado à rede informática para se ter uma divulgação multimédia online. Basta simplesmente colocar monitores ligados a computadores que sem estarem ligados à rede têm a informação gravada no seu disco.



· Offline:

A divulgação de conteúdos multimédia Offline é feita através de unidades de armazenamento maioritariamente do tipo digital. No caso da divulgação de conteúdos Offline os suportes que são utilizados na grande maioria das vezes são os CD's e DVD's.

Sem comentários:

Enviar um comentário